segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Da água para o vinho

Na semana do natal estive em um shopping center na cidade de Salvador-Ba, Brasil. Caminhava a procura de presentes para amigos e familiares. Muita gente, pessoas se esbarravam, corriam e gritavam sobre as promoções. Percebi um casal que discutia sobre o presente que deveria comprar. Em outro momento, uma criança gritava, coagindo a mãe para comprar o presente escolhido. Caos estabelecido, foi essa a impressão que tive. Resolvi sentar e observar ainda mais. Desta vez, o sentido da audição foi ampliado, escutei uma das músicas mais tocadas no final de ano, escrita por Ivan Lins. Diz uma parte da música: “Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”. Olhava as pessoas e escutava a música, pareciam estar hipnotizadas. Pouco dinheiro no bolso. E a saúde? Saúde apenas para ricos, quem pode comprá-la terá bastante. Quanta incoerência na semana que deveria prevalecer o amor altruísta.
A essência natalina foi esquecida. No dia vinte e quatro de dezembro, as famílias estarão reunidas, trocarão os presentes comprados, ou seja, todos deverão ganhar o presente. Mas devemos lembrar do aniversariante da noite, temos a obrigação de lembrar do presente de Jesus. Você, que lê esse texto, lembrou do presente de Jesus? O presente Dele não precisa ser comprado, pois não poderá ser algo material. O presente de Jesus tem que necessariamente ser feito. Fazê-lo dar muito trabalho, mas precisamos presentear o Mestre. Não podemos ir para um aniversário e esquecer o presente do aniversariante! Qual o melhor presente? Sua transformação, esse é o presente para Jesus. Esse Mestre transformou a água em vinho, representado a modificação para algo melhor (claro que seria bem melhor o suco de uva). Fazer nossa transformação para algo melhor é o presente para Jesus. Como diz Raul Seixas: “prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Metamorfose, estamos prontos? Estamos dispostos à transformação? Esse processo pode ser bastante demorado, mas devemos iniciar. Certamente Jesus perceberá a elaboração do seu presente e ficará bastante feliz quando o processo finalizar.
Para a transformação devemos buscar referências. Gosto muito de Madre Tereza de Calcutá. Mas existem muitos outros. Certa vez, um jornalista perguntou a Madre Tereza o que precisa mudar no mundo para que toda a miséria e abandono acabassem. Com toda humildade e sabedoria, marcas dessa Madre, ela respondeu: “Para que toda miséria e abandono do mundo acabem, para que todas as desgraças sejam eliminadas, apenas duas coisas precisam mudar: Eu e você!” Eis o presente de Jesus. Madre Tereza nos revela qual presente o Mestre gostaria de ganhar em seu aniversário. 
Com isso, devemos iniciar a elaboração desse presente. Como manual de instrução a seguir, sugiro a oração de São Francisco, pois nos direciona para a transformação. Após a leitura dessa prece, devemos partir para a prática, e colocar em ação tudo o que São Francisco nos solicita. Desta forma, estaremos presenteando Jesus e não iremos ao seu aniversário de mãos vazias.
Transformação da água em vinho