terça-feira, 30 de setembro de 2014

Palestra - O espaço pessoal


Palestra realizada na Cidade da Luz (23/09/2014)

sábado, 13 de setembro de 2014

O poderoso vírus

  
Um vírus muito potente que pode ser letal está assolando a Humanidade. Esse vírus é capaz de se multiplicar rapidamente e infectar muitos ao mesmo tempo. Alguns já foram infectados, mas como esse vírus é altamente adaptável é impossível aos Seres Humanos desenvolver uma memória imunológica eficiente. Neste caso, estão vulneráveis a contrai-lo novamente. Quando você se perceber desmotivado, acomodado ou sem coragem para enfrentar os desafios, possivelmente já está infectado. Esse vírus se chama Procrastinação.
Segundo o dicionário, a palavra procrastinar significa adiar, prorrogar, postergar etc. Nesse contexto, qual a lógica de procrastinarmos os nossos objetivos?
Penso que quando postergamos algo, nos deixamos assediar por outras aventuras. Precisamos focar no objetivo e evitar ao máximo procrastina-lo. Vivemos atualmente hipnotizados. Pessoais próximas conseguem sugestionar facilmente nossas ações e até mesmo nos encorajar à desistir dos nossos sonhos. Quantas vezes fomos forçados a fazer algo contrário aos nossos objetivos pessoais? Fazemos, não pensamos no que estamos fazendo, por isso a hipnose!
Esse comportamento surge quando compreendemos que permanecer na zona de conforto é extremamente prazeroso. Sair dela causará um impacto grandioso no cotidiano. Então o vírus da procrastinação é alimentado. Com essa energia ele prolifera e acaba imobilizando o indivíduo! Quando este percebe que nutriu esse vírus por muito tempo, pode já ser tarde demais. Nesse momento esse parasita poderá destruir o indivíduo, pois alguém que não conseguiu realizar seus sonhos, torna-se frustrado. E frustração é sinônimo de depressão!
Mas para esse vírus existe um remédio. Ao percebe-se infectado, não procure um médico. Concentre suas forças e inicie a eliminação desse parasita. Analise seus objetivos e perceba se estão coerentes. Pense quanto esforço será necessário para alcança-lo. E se estiver disposto a encarar, inicie o processo de conquista. Não importa quanto tempo levará para alcança-lo, o que importa é que estará imunizado do vírus da Procrastinação, e neste caso o sucesso será certo. Como disse Henry Ford “Obstáculos são aquelas coisas medonhas que a gente ver quando tiramos os olhos dos nossos objetivos”.