domingo, 13 de setembro de 2015

As revelações de um galo cantante

Adoro as noites, em especial as noites de lua cheia. São místicas e misteriosas. Me deixam pensativo, permitindo expandir a imaginação.  Mas nem todas as noites são de lua cheia, e mesmo assim continuam despertando minha consciência. Foi exatamente isso o que aconteceu.
Estava tentando dormir e não conseguia, pois existia um problema de difícil solução. Nunca pensei que pudesse passar por isso em meio a cidade grande! Mas aconteceu. Um galo. Um galo cantante. O galo resolveu cantar durante toda a noite. Como pode? O que fazer? Levantei da cama e iniciei uma pesquisa na internet sobre o canto noturno do galo. Foram várias as explicações. Um site dizia que era o chamado da morte, outro afirmava que era o chamado da chuva. Um dizia que era a demarcação de território, outro dizia que era a dança do acasalamento para atrair fêmeas. Não sei em quem acreditar! O site que mais chamou minha atenção dizia para comprar um facão, ou melhor, um cutelo, e decapitar o galo. Não tenho essa coragem! Nada de respostas, apenas sugestões pouco fundamentadas. Já eram 04h da manhã, e o galo... O galo cantava feliz da vida. Qual a lógica em comprar um galo e cria-lo em uma metrópole? O galo ficou louco, pensei!
Quando iniciava o cochilo, o canto me despertava. Nesses momentos queria mesmo era comprar o cutelo. Que noite! Entretanto, percebi algo interessante. Na verdade, não era o galo que estava tirando meu sono. Existia algo muito mais profundo. O galo era apenas um instrumento para o despertar da consciência. Percebi que nossa consciência gosta de dormir bastante, e recusa-se despertar.
Enquanto o galo cantava, pensava nos lixos mentais que acumulamos. Como caminhões de lixo, assim muitas vezes encontramos nossas mentes. Ressentimentos, magoas e frustações, são apenas alguns exemplos de lixos mentais. Pensava sobre tudo isso. Refletia sobre as dores do mundo, como somos difíceis. Temos dificuldades para viver em grupo, queremos ser o foco das atenções, queremos, queremos e queremos.... Na verdade, queremos suprir nossas carências. Queremos ser os donos da verdade. Queremos o sucesso a qualquer preço.
Enquanto o galo cantava, lembrei de um grande filosofo chinês chamado Confúcio. Ele afirmava que precisamos exercitar a coragem, a sabedoria e a benevolência. Coragem para destruir os velhos conceitos entranhados na mente. Sabedoria para entender que ser o dono da verdade não significa inteligência, muito pelo contrário, significa a falta dela. Benevolência para contribuir com o sucesso do outro, e consequentemente ter a ajuda para conseguir o seu sucesso. Pois sabemos que dessa forma o universo irá conspirar a nosso favor. Não tenha dúvidas. 
Enquanto o galo cantava, a minha consciência despertava. Percebi que muitos ainda apresentam essência de gladiadores prestes a entrar no Coliseu. Gostam de destruir o próximo. Percebi que muitos agem como os crocodilos, derramando uma falsa lágrima, somente para impressionar. Percebi que a grande maioria ainda age como o lobo mau da fábula da chapeuzinho vermelho, são verdadeiros dissimuladores, escondendo seu verdadeiro propósito para conseguir o objetivo.
Depois disso tudo pensei: Esse galo despertou minha consciência. Talvez esse tenha sido o objetivo do vizinho. Despertar a sua própria consciência, não sei! Por fim, na manhã seguinte, fui até uma loja que vende pintinhos e comprei três. Presenteie meus melhores amigos e disse: “Não se espante, logo verá a importância dele.