domingo, 14 de maio de 2017

Orelha sobre boca

Fui clicado nessa foto, sem que eu percebesse é claro! E é isso mesmo que vocês estão vendo, de conchinha com Bella Luna. Era só o que me faltava. Mas na verdade ela deve ter subido na minha cama sem que eu visse. Enfim, estava uma verdadeira delícia, abraçado com ela em um dia frio e chuvoso.
No entanto, ao analisar essa foto com mais cuidado, algo me chamou muito a atenção. Percebam que a orelhinha de Bella está sobre minha boca. E nada é por acaso, em qualquer situação sempre haverá uma lição de Deus.
Diz um provérbio Árabe: “O falar é de prata e o ouvir é de ouro”. Já um texto Judaico revela: “Na procura de conhecimentos, o primeiro passo é o silêncio, o segundo ouvir, o terceiro relembrar, o quarto praticar e o quinto ensinar aos outros”. Juntando tudo isso tenho o meu próprio pensamento: Escute mais, e fale bem menos. Bom seria se nossa boca também pudesse ouvir! Viveríamos melhor. Acho que era isso que Bella Luna queria nos ensinar.
Precisamos realmente ouvir mais. Ouvir mais uma boa música, ouvir mais o canto dos pássaros, ouvir a brisa, o mar, as cachoeiras, ouvir... ouvir as nossas próprias necessidades e, é claro, ouvir também as dos outros. Como falou Fernando Pessoa: “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. Não podemos mais permitir que o barulho atrapalhe nossa audição. Não deixe que o canto da sereia lhe faça desviar do seu caminho. Por isso precisamos, em alguns momentos, fazer igual aos navegadores desse lindo conto grego, que colocavam um tampão nos ouvidos para conseguir ouvir ao máximo sua intuição.
Claro que precisamos falar, afinal de contas a linguagem é um dos principais estímulos para o desenvolvimento cerebral. Mas esta fala deve ser muito controlada. Fala-se em política, medicina, psicologia, religião, futebol... fala-se muito sobre tudo! Mas será que sabemos ouvir as opiniões alheias? Será que conseguimos ouvir o argumento do outro? Ou será que só falamos, e não ouvimos? Esse é o exercício. Falar, mas também ouvir. Discutir, mas também ouvir. Opinar, mas também ouvir. Ouvir e metabolizar aquilo que foi ouvido. Esse é o segredo!
Até mesmo a neurociência já comprova a importância do ouvir. Em um artigo publicado em 2015 na revista “Brain Structure and Function” um grupo de pesquisadores liderados por Gerd Kempermann surpreendeu toda a comunidade científica com seus resultados. Eles revelaram que o silêncio, assim como também ouvir um boa música clássica, como por exemplo Mozart, estimula a neurogênese. Isso mesmo, o nascimento de novos neurônios. Magnifico resultado! Em outras palavras, ouvir o silêncio, meditar, calar sua voz, sua gritaria pessoal, é fundamental para sua saúde cerebral. Novos neurônio irão surgir! Assim como ouvir uma boa música, aquela música que mexe com as suas emoções. Um verdadeiro bálsamo para sua alma. Vejam quantos benefícios o ouvir pode nos trazer!
E Bella? Ah, Bella Luna! Acordei com várias lambidas no meu rosto. E refleti: É claro que ela não pode falar, mas apesar disso pude ouvir tudo o que ela queria me ensinar. Agradeci. E ela, como pode ouvir muito bem, abanou seu rabinho dizendo: Não há de quê!
Extraordinária lição.
Bruno Pitanga e Bella Luna